Para abrir e manter uma vidraçaria é preciso mais do que conhecimento sobre vidros e as técnicas de instalação. É preciso uma visão holística, voltada as três principais áreas desse negócio: as vendas, a administração e a técnica.
Se você mantiver o equilíbrio e a qualidade entre esses três pilares, certamente sua vidraçaria irá se tornar em pouco tempo, com o investimento adequado, uma referência dentro do local aonde ela atua.
Mas como controlar os custos e os lucros de uma vidraçaria?
Na hora de definir valores é preciso analisar os custos variáveis e invariáveis, fazendo um pequeno cálculo que envolva: matéria prima, impostos, aluguel, contas de consumo, colaboradores, deslocamento, marketing, segurança, assessoria jurídica e claro a mão de obra aplicada.
Apesar da forte concorrência dentro do mercado vidreiro, não é vantajoso considerar apenas os valores praticados pelos seus concorrentes diretos como referência na hora de estabelecer uma tabela de preços. Cada negócio traz a sua realidade, benefícios e malefícios, e assim, acabam agregando valores diferentes ao serviço ou produto ofertado.
Para chegar ao número ideal é preciso muito cálculo e experiência, mas claro, sem perder a objetividade.
Faça uma média de suas contas de consumo nos últimos 3 meses e isso também vale para as demais despesas invariáveis, ou seja, aquelas que você paga mensalmente para manter o seu negócio. Chegando a esse denominador, divide ele por 21 (caso você trabalhe de segunda a sexta) ou 24 (caso trabalhe de segunda a sábado) e o resultado por 8, assim você saberá quando custa a sua hora trabalhada. Exemplo:
Água: 100,00
Luz: 250,00
Colaborador: 1500,00
Aluguel: 1000,00
Total: 2.850,00
Valor gasto por dia (trabalhando de segunda a sexta): 2.850,00 / 21 = 135,71
Valor gasto por hora (trabalhando de segunda a sexta): 135,71 / 8 = 16,96
Agora multiplique esse valor a quantidade de horas trabalhadas e some os custos variáveis, ou seja, quanto de matéria prima irá gastar para realizar esse serviço. Chegou ao valor? Então aplique uma taxa de lucro de 85% a 50% e terá o valor ideal para a comercialização de produtos e serviços em sua vidraçaria.
Comments